Entrevistas

Nossa casa, ponto de equilíbrio.

Silvana Occhialini, especialista em Feng Shui, conta mais sobre os benefícios da técnica milenar chinesa que harmoniza a energia dos ambientes da casa, refletindo no bem-estar e na qualidade de vida de seus moradores.

October 20, 2023
Ler mais

Nossa casa é nosso refúgio de bem-estar, aconchego e o lugar perfeito para recarregar as energias. Mas às vezes, somente uma decoração, mesmo que pensada para trazer conforto, não dá conta do recado. Existe uma técnica milenar chinesa bastante difundida que promete liberar o chi - a energia vital dos ambientes – para que possa fluir da maneira correta. Estamos falando do Feng Shui, que por meio da disposição dos móveis, uso de cores, objetos e curas transcendentais, harmoniza os ambientes da casa, promovendo uma melhora na qualidade de vida de todos que residem ali. Essa técnica pode auxiliar qualquer pessoa, independentemente de seu credo ou religião.

Para falar sobre o assunto, Silvana Occhialini é a mais indicada, afinal, além de designer de interiores, a renomada consultora de Feng Shui tem mais de 20 anos de experiência no assunto, com clientes em todo o Brasil e também no exterior.

Silvana é uma das precursoras no país no estudo e na aplicação dessa filosofia. Autora de diversos livros sobre Feng Shui, prosperidade e gestão de pessoas, Silvana ainda é fundadora e presidente do Instituto Brasileiro de Feng Shui e ministra seminários, palestras e cursos de formação profissional sobre o tema desde 1992.

Para ela, o Feng Shui é uma ferramenta para alcançar grandes resultados, trabalhando a mente em conjunto com o ambiente em que vivemos.

Feng Shui significa, em tradução livre, “vento e água”. O vento que não se vê e a água impossível de se pegar. Este conceito se relaciona com a filosofia, complexa de definir pois nada pode traduzir seu real alcance ou a sutileza de suas teorias. Cada ambiente reflete a vida de seu morador e a interferência entre um e outro é indissociável, por isso o Feng Shui considera os espaços como seres vivos, identificando suas “doenças”, liberando bloqueios e corrigindo fluxos.

Conversamos com Silvana para entender mais sobre o poder da aplicação dessa ferramenta nos ambientes e, consequentemente, no bem-estar das pessoas, e também como podemos aplicar algumas técnicas para alcançar mais prosperidade e equilíbrio.

Você tem mais de 20 anos de experiência equilibrando a energia dos ambientes através do Feng Shui. Como funciona uma consultoria de Feng Shui?

O começo é a ação da pessoa, de querer de fato ser feliz na vida. Quando ela liga e assume esse desejo, o fato dela começar a pedir e se colocar nessa posição de querer fazer, já muda a vida. Através de um questionário vou saber qual é a essência do que quer para a vida dela, porque eu só posso ajudar a pessoa dentro do que ela deseja, não adianta eu dar sucesso se não é sucesso que ela quer. Não adianta eu falar “vou fazer um trabalho voltado para a prosperidade” se ela quer saúde. Se for uma casa nova pode demorar algumas sessões, se for um lugar que a pessoa já mora é mais rápido, podem ser 2 ou 3 horas.

Como a casa influencia o bem-estar e a saúde dos moradores?

Se alguém me der a planta baixa da casa, posso dizer exatamente as dificuldades que tem na vida. Consigo ver e sentir através de vários sinais que a casa me passa. Feng Shui tem a parte técnica e também a de sensibilidade, e a parte técnica é muito visível. Basta verificar onde a energia pode estar afetando essa família.

E como o Feng Shui pode contribuir para aumentar o bem-estar dentro de casa?

Eu considero o Feng Shui como se fosse a medicina do espaço, porque a sua casa é a sua segunda pele. Ela envolve você o tempo todo, e faz com que as vibrações do espaço atuem sobre o seu corpo. A mídia passou de uma maneira muito simplista o que é Feng Shui: colocar cor na parede e pares na área do relacionamento. Não que não possa fazer, mas não é isso que vai mudar a vida da pessoa. Pode ter um efeito, mas não é substancial. São muitos anos de estudo e dedicação, eu estudo há 30 anos.

Quais são os principais benefícios do Feng Shui?

Nós temos o baguá, um desenho octogonal que aplicamos sobre a planta baixa da casa e sabemos quais são as relações com a sua vida. Essas áreas são:

Família - que são os antepassados, pai, mãe e avós;

Prosperidade - que tem a ver com tudo que te faz próspero, inclusive dinheiro;

Sucesso - seu reconhecimento pelo que faz na vida, como você é reconhecido, independentemente se trabalha para ganhar dinheiro ou não: até sendo uma dona de casa você precisa de reconhecimento;

Relacionamentos - na casa é um relacionamento amoroso, com o companheiro ou companheira, para ter e atrair boas relações, e esse é o carro-chefe do Feng Shui;

Criatividade - é o futuro, o que você gera e cria, seus planos, projetos e trabalho;

Amigos - as pessoas que nos ajudam na vida, pessoas que vêm para nos auxiliar, nossos funcionários e clientes;

Carreira - é a sua missão de vida, o trabalho que você veio fazer na vida, e muita gente nem sabe o que veio fazer e passa uma vida sem saber qual é a sua missão;

Espiritualidade e sabedoria - sem sabedoria você não vai a lugar nenhum, então precisa desenvolver essa área;

E no centro do baguá trabalhamos a saúde, harmonia e equilíbrio físico, mental e espiritual. Uma área só ficando boa não vai resolver, precisamos ter a harmonia e equilíbrio em todas.

Cada moradia é diferente da outra, mas existem dicas gerais que podem ser aplicadas em qualquer casa?

As pessoas devem ter sempre a posição de comando, a posição do rei. Vemos em filmes e nos castelos, e nunca vimos um rei se sentar de costas para a porta. O rei tem que ficar sempre olhando quem entra. Existem posições melhores para que você comande a sua vida com sucesso, e se a pessoa está de costas para a porta e a janela, com certeza a vida vai ser difícil. A primeira coisa que eu faço quando vou consultar grandes empresários, como presidentes de banco, é dizer para mudar a cadeira de lugar e ver o que vai acontecer. Esta é a consideração mais importante, a posição de comando.

E a decoração, como pode ser pensada para proporcionar mais bem-estar aos moradores?

É importante a passagem do fluxo de energia vital, o chi. O fluxo de energia é como o ar que você respira e o fluxo de sangue que passa pelas artérias. Se tiver alguma interrupção, esse fluxo vai ser mais difícil, e se for muito difícil vai gerar um bloqueio maior. São barreiras, como por exemplo entrar em um quarto e logo na frente da porta ter um armário. É preciso se desviar para entrar, então a sua mente fica bloqueada e você terá inúmeras dificuldades. O ideal seria mudar de parede para a vida deslanchar, mas um espelho no armário já ajuda bastante.

Como conciliar o home office e os momentos de descanso em casa? Como separar os ambientes e criar um espaço que seja produtivo, sem influenciar negativamente a energia da casa?

Existe o ideal e existe o possível. Dentro do possível, o importante é manter a organização e a ordem, porque você está trazendo o trabalho para dentro do seu espaço. Se possível, não ficar no quarto, mas se ficar, encubra as coisas com um tecido bonito antes de dormir, para não ficar conectado com o trabalho. Tente deixar o mais organizado possível, guarde e feche tudo, para que disfarce aquilo e você não tenha na mente uma conexão com o trabalho e se desligue dos problemas. E o ideal também é tentar encontrar uma posição de comando dentro de casa, não ficar de costas para as pessoas, para não ficar vulnerável.

Pensando no equilíbrio dos ambientes e dos moradores, quais são as áreas que mais afetam o bem-estar?

O quarto é o lugar onde passamos o maior tempo da vida, porque em ⅓ da vida estamos dormindo, então ele vai te afetar potencialmente, mas todos os ambientes são importantes e são muitos fatores em cada espaço. A entrada da casa é muito importante, o hall, porque você deve entrar em casa e sentir que está entrando no seu pequeno palácio. Não é um palácio, mas é o seu, então você tem que sentir um prazer enorme ao entrar.

Alguma dica extra para não drenar a energia dos ambientes?

Não ter sujeira e bagunça. Quando você vê tudo em desordem à sua volta, isso vai afetar sua mente e sua mente ficará em desordem, então traga tudo para o equilíbrio. É como se você fosse para uma festa: você não vai sem tomar banho e pentear o cabelo, então tudo tem que estar na sua devida ordem e lugar, começando pelo banho, limpeza e organização. Quando você começa a entender a relação de como seu espaço afeta sua energia pessoal, vai tomar muito cuidado com ela. Organize, arrume, estabeleça uma ordem e prioridades, porque sua mente fica perdida se você tem um monte de coisas.