Entrevistas

Uma jornada pela qualidade de vida.

Referência em Ayurveda, Yoga e Meditação, Márcia de Luca se dedica ao estudo do bem-estar e do equilíbrio por meio do autocuidado e da conexão com a natureza.

October 20, 2023
Ler mais

Há mais de 40 anos, Márcia de Luca viajou pela primeira vez à Índia. Lá, ela conheceu e se apaixonou pela Ayurveda e, desde então, vem estudando o que hoje chama dos 3 pilares das ciências védicas: o Ayurveda, o Yoga e a Meditação. Segundo Márcia, esse é o verdadeiro tripé para o equilíbrio do ser humano.

O Ayurveda é o sistema de cura mais antigo do mundo, que afirma ser o acúmulo de toxinas no organismo, a causa principal das doenças. Esse sistema dissemina ensinamentos de que hábitos simples podem proporcionar mais qualidade de vida, sendo a alimentação o ponto principal na obtenção e manutenção da saúde. Ayur significa vida, e veda é traduzido como conhecimento. É literalmente o conhecimento da vida que leva à longevidade. Mas Márcia explica que para que isso aconteça, importantes mudanças são necessárias. Além do que ingerimos, é preciso estar atento à maneira como nos alimentamos, vivenciando o momento presente e aproveitando técnicas de inteligência do corpo que podem aprimorar as sensações de bem-estar.

Autora de vários livros sobre o tema e defensora de um estilo de vida consciente, com mais saúde e harmonia, Márcia de Luca hoje ministra cursos, palestras e consultoria individualizada para quem deseja uma vida mais longa, plena e saudável. Todos os anos, ela volta à Índia para buscar novos conhecimentos e levar seus alunos a vivenciar a sabedoria milenar do local.

A estudiosa ainda criou o conceito da filosofia do bem-viver, que prega o caminho do equilíbrio por meio de hábitos do dia a dia para ser feliz. Este conceito abrange alimentação, exercícios, respiração, meditação, yoga e também a conduta do ser humano: trabalhar a verdade, a integridade, fazer o bem aos outros e ter uma atitude positiva diante da vida.

Na busca pela saúde e qualidade de vida, Márcia destaca um ponto importante a se prestar atenção: o acúmulo de toxinas que são captadas por nós através dos cinco sentidos, e principalmente por meio das emoções. Para envelhecermos bem, precisamos filtrar o que vemos, consumimos, ouvimos, tocamos e também praticar o autoconhecimento como uma maneira de lidar melhor com o aspecto emocional.

Nesta conversa, Márcia explica mais sobre como todas essas práticas podem fortalecer as pessoas na jornada rumo a uma vida mais longeva, e também qual o papel do contato com a natureza no bem-estar e no autocuidado diário que devemos ter.

Você é fundadora da Comunidade do Despertar e oferece aulas para quem busca mais saúde e felicidade. Como resgatar a saúde integral?

O nosso corpo é formado por três partes segundo a tradição milenar da Índia: corpo físico – formado por matéria e energia; corpo sutil – formado por mente, intelecto e ego e corpo causal – formado pelo campo da pura potencialidade, onde está inserida nossa maior e melhor versão como seres humanos. Devemos cuidar do corpo como um santuário sagrado através da alimentação, exercícios, yoga, meditação, massagens ayurvédicas e tratamentos. Devemos cuidar do equilíbrio das emoções de várias maneiras, inclusive praticando o lado filosófico do Yoga. E finalmente, devemos aprender a meditar, aquietar a mente e resgatar nosso potencial maior em todos os sentidos: inteligência, criatividade, poder de foco e concentração, saúde perfeita, compaixão, bondade, gentileza, amor e muito mais.

Por onde começar uma rotina de autocuidado para corpo e mente?

Todo dia pela manhã, antes de escovar os dentes, passe um limpador de língua para tirar os resíduos de toxinas que ficam acumulados nela durante a noite. Escove os dentes e em seguida tome um copo de água morna com limão para eliminar as toxinas que ficaram depositadas no canal gastrointestinal. Pratique yoga, medite, tenha uma alimentação balanceada e caminhe todos os dias. Integre-se com a natureza sempre que puder. Traga calma para sua vida e trabalhe suas emoções.

Você também é adepta do Ayurveda, a ciência da autocura. Como cuidar melhor da alimentação e fazer detox no dia a dia?

Ayurveda é a ciência da cura indiana que diz que cada ser humano é único e individual e como tal deve ser tratado. Ou seja, não há uma dieta igual para todos. Mas existem alguns ensinamentos básicos: coma os alimentos quentes e cozidos, mastigue muito bem antes de engolir, prefira produtos sem agrotóxicos e da estação, coma somente quando estiver com fome e não com vontade de comer, tome pequenos goles de água morna com gengibre ao longo do dia, use e abuse dos condimentos, como: cúrcuma, gengibre, cravo, canela, assafétida e açafrão.

Qual a importância do Yoga para o bem-estar?

O Yoga é a ciência da autorrealização do ser, da regeneração do ser. Sua prática integra corpo, mente e espírito em um contínuo único, e esse contínuo com o universo. Nos ensina que fazemos todos parte de uma família global, uma corrente, e cada elo influencia o todo.

A respiração é uma das principais práticas de autocuidado do Yoga. Como a respiração pode transformar nossa vida?

A respiração é realmente considerada uma das práticas mais benéficas e poderosas da tradição do Yoga e do Ayurveda. Existem exercícios para acalmar, energizar, purificar, esquentar e esfriar. Ao inspirarmos, inalamos prana – a energia vital do universo que preenche todas as nossas células e órgãos, otimizando seu funcionamento. É o antídoto perfeito para o controle do estresse e doenças emocionais.

Qual a importância de incluir a meditação na rotina? E como alguém que nunca meditou pode começar?

Ao aquietarmos a mente, diminuímos o fluxo dos nossos pensamentos, trazendo calma, tranquilidade e paz nesse mundo de violência em que vivemos. Nossa saúde melhora, nossos órgãos se fortalecem, nossos sistemas trabalham em sincronia perfeita e nossa energia catapulta. Vamos acalmando e equilibrando nossas emoções, abrindo espaço para seduzir nosso espírito e receber as mensagens inspiradoras da nossa alma! Resgatamos a cada dia a nossa melhor versão como seres humanos e podemos nos conscientizar de que somos responsáveis na criação de um mundo melhor.

Como manter a serenidade em uma cidade com tantos estímulos como São Paulo?

Estabelecendo metas e estratégias para ficarmos momentos do dia em silêncio, em quietude, respirando, meditando. Precisamos sobretudo desenvolver a arte da observação de nós mesmos, a arte de contemplar o que somos, nosso comportamento e nossos hábitos para entendermos quem somos e como agimos. Entender que as coisas são como são e que existe uma força maior que tudo rege na mais perfeita ordem, mesmo parecendo um caos. Devemos fazer o que estiver ao nosso alcance, fazer sempre o nosso melhor trazendo adaptabilidade, resiliência, fé, esperança e coragem.

Quais os benefícios de aquietar a mente e cultivar o silêncio?

Através do aquietamento da mente nos acalmamos, nos desestressamos, entramos em contato com o campo da pura potencialidade para podermos dessa maneira desenvolver toda a nossa potencialidade e escolhermos as infinitas possibilidades de crescimento e evolução. Devemos começar a praticar alguns momentos de silêncio por dia, observando a respiração, por exemplo, e ir repetindo até formar o hábito. Para isso precisamos do “trio maravilha”: intenção, disciplina e tempo!

Uma das práticas de autocuidado que você propõe é o contato com a natureza. Como a natureza influencia nosso bem-estar físico e emocional?

A natureza é curadora. Cada árvore, cada folha, cada flor, a terra, a água são repletos de prana – energia vital do universo. E isso nos confere saúde e paz mental.

Pensando em práticas diárias, tem algumas dicas para criar uma rotina matinal e começar o dia de forma positiva?

Acorde e se espreguice prazerosamente e calmamente, como que em câmera lenta. Dê o tom de calma para o dia. Como já disse, limpe a língua, tome um copo de água morna com limão e faça seus exercícios físicos sem abusar, medite começando por alguns minutos. Não tome café da manhã se não estiver com fome, faça do almoço sua principal refeição. Aquiete-se alguns minutos depois da refeição. Medite novamente no final da tarde, jante o mais cedo possível e o mais leve que puder. Desconecte-se dos aparelhos eletrônicos e vá dormir por volta das 22h. Boa noite de sono para você!