Entrevistas

Hóriz Ibirapuera segundo Pablo Slemenson

Hábitos consagrados, com uma escala urbana diferente e uma conexão única com a natureza.

October 20, 2023
Ler mais

A vista do Parque e o verde nos orientaram na criação do projeto. Na PSA gostamos muito de edifícios elegantes, feitos com materiais naturais, com poucos elementos, que se articulam nas diferentes situações de projeto e de uma linguagem marcante. As áreas sociais foram desenhadas escancaradas para a vista do Parque, com grandes superfícies envidraçadas, guarda-corpo também de vidros e o verde entrando no terreno e subindo pela fachada. Aproveitamos a esquina para desenhar um generosíssimo porte-cochère, que recebe os moradores e os visitantes em grande estilo e os direciona para o Lobby com pé-direito duplo e as áreas de lazer das torres.

Surge aqui um novo estilo de vida, onde o Parque é o protagonista. Ele convida e se convida, entrando no projeto e fazendo parte dele. E o conceito desse projeto é se apropriar dessa paisagem. Por isso, toda a fachada que dá para a rua é de vidro e de terraço. Jardineiras no terraço para trazer o verde para dentro. E o ar puro e o verde convidando ao encontro do bem-estar e da saúde.

O Hóriz Ibirapuera tem uma característica particular que é o seu gabarito. São Paulo é uma cidade de torres e esse projeto é mais horizontal, dando outra conformação e escala de cidade. Neste novo modelo o edifício fica mais próximo do solo, mais perto das árvores. A cidade fica mais participante do projeto e as fachadas mais amplas e luminosas, criando um edifício em uma escala mais humana, mais próxima da rua e dos pedestres.

A proporção do terreno por tamanho do edifício é o dobro do que existe em outros lugares. Nós temos um terreno térreo de 5.150m2, o que é bem raro em uma cidade mais vertical, principalmente em uma localização como essa. Isso oferece ao empreendimento muitas áreas verdes externas e um estilo de vida sem precedentes.

As plantas que fazemos em São Paulo não se comparam na distribuição dos ambientes e na iluminação em relação a outras plantas no mundo. E esse projeto tem um cuidado muito grande com o tamanho e distribuição dos ambientes e das plantas do edifício.

Desenhamos unidades bem amplas e flexíveis, que podem se adaptar facilmente ao estilo de vida e à estrutura de cada família. Os ambientes são generosos e o programa completo. Os setores estão bem divididos e organizados, proporcionando, ao mesmo tempo, privacidade, facilidade de circulação e uma boa integração e convívio. Escolhemos materiais diferenciados, como tijolo, vidro, granito e madeira sintética, que proporcionam sofisticação, qualidade e uma sensação de conforto.

Temos aqui um padrão de edifício onde o moderno é integrativo e tecnológico, mas não disruptivo. Ele traz respostas novas e inusitadas, mas sempre preservando dentro dessa inovação uma maneira tradicional das pessoas habitarem e entenderem o espaço do edifício. E isso é uma demanda entre um perfil de pessoas, que busca uma maneira de viver chamada pelos franceses de savoir-vivre, que é um hábito de morar já consolidado e consagrado.

E esse é o Hóriz Ibirapuera. Hábitos consagrados, com uma escala urbana diferente e uma conexão única com a natureza. Além de ter uma condição rara - um skyline com o Lago do Ibirapuera e uma mata em primeiro plano, com edifícios ao fundo.

A Constrac tem uma preocupação muito grande não apenas com a tecnologia, mas com a técnica construtiva, a maneira como você vai resolver tecnicamente as questões de construção do edifício. Essa preocupação é boa e importante, porque bem levada a termo, dá um padrão de qualidade alto à construção. Os materiais utilizados têm alto nível de desempenho, são tecnológicos e de conforto. E a construção mostrará isso.